como instalar ar condicionado

Como instalar ar condicionado em 8 passos? | Tutorial completo

Comprar um ar condicionado se tornou algo essencial, principalmente se tratando do Brasil e neste calor que temos vivido nos últimos meses. Afinal, é um país tropical no qual sempre tem um momento que tende a fazer mais calor do que o normal.

Porém, ao fazer a compra do ar condicionado, não queremos também ter que arcar com as despesas da instalação. Afinal, nossa meta é reduzir custos, e claro, trabalhar com qualidade e conforto.

Pensando nisso, separamos um tutorial completo mostrando de como instalar ar condicionado, para que você mesmo faça a instalação em sua casa, ou no escritório, sem complicações e com economia. Confira!

Descubra como instalar ar condicionado

como instalar ar condicionado

1º Passo | Verifique as peças

É muito importante que você esteja atento se todas as peças estão presentes, até mesmo para se familiarizar com o ar condicionado. Verifique o manual, para que você possa ir comparando se está tudo certo para começar a instalar o ar condicionado.

2º Passo | Avalie o local

É muito importante que você certifique se o espaço é adequado para a instalação, observando a fiação ou até mesmo qualquer outra tubulação que possa ter.

Para esse processo, a sugestão é que você tenha acesso a planta do local. Isso irá te ajudar a saber exatamente onde se encontram fiações e tubulações.

3º Passo | Tire as medidas

Depois que você avaliar o local e perceber que é possível instalar o ar condicionado é hora de passar para o próximo passo. Para isso, você irá precisar tirar as medidas certas, marcando o local onde precisará furar para colocar a base do ar condicionado.

Nessa etapa, é fundamental que você tire as medidas o mais certo possível. Pois assim você vai evitar complicações e dores de cabeça no momento da instalação.

Outro cuidado importante é fazer com que elas se mantenham alinhadas. Para isso, você pode utilizar um nível bolha.

4ºPasso | Faça os furos e a instalação do suporte

Depois que você tiver feito as marcações, você pode tirar a placa de base e realizar os furos. É necessário que você faça os furos exatamente onde foi marcado. Pois se você não seguir corretamente a marcação, acabará furando errado.

Após ter feito o furo você já pode instalar o suporte. O processo é bem simples, só esteja atento ao alinhamento, o aperto dos parafusos e não se esqueça de verificar novamente com o nível de bolha.

Obs.: O nível bolha é uma ferramenta que vai medir inclinações e definir o alinhamento mais adequado para você.

5º Passo | Análise o local onde será passado o tubo e faça o corte

Análise o local onde será passado o tubo para fazer a passagem da tubulação. Para isso, você irá precisar utilizar uma serra copo para furar.

É muito importante conferir as distâncias disponíveis entre o espaço para a passagem de tubulação e a evaporadora. A partir disso, você vai marcar o local onde deverá furar e em seguida passar as tubulações.

6º Passo | Prepare os tubos

Os tubos irão necessitar de uma preparação na ponta. Você irá precisar retirar o isolamento, cortar os tubos na marca e colocar a porca. Além disso, será necessário remover as rebarbas com o auxílio de uma lima para garantir que os tubos estejam totalmente preparados para a instalação.

Esse procedimento deverá ser repetido com os dois tubos, checando se foi feito de maneira correta. Para esse processo, utilize o manual do ar condicionado para que você possa realizar todos os detalhes de forma correta.

Após ter feito esse processo, você poderá instalar a parte de cima do ar condicionado.

7º Passo | Instale a segunda parte do ar condicionado

Os primeiros passos para a instalação do ar condicionado foram feitos, por isso o próximo passo é instalar a segunda parte. Para isso você vai colocar a máquina no espaço que você tem disponível, lembrando de respeitar as distâncias mínimas que vem no manual de instalação.

Após esse processo, retire as porcas das válvulas de serviço, tire o lacre e marque as tubulações para a posição correta. Assim que você realizar esse processo, você vai preparar a outra ponta dos cabos para conectá-los.

8º Passo | Faça o teste

E por fim, depois de realizar todo esse processo, faça o teste. Tenha atenção para ver se está tudo funcionando perfeitamente. Caso você perceba que há algum erro, avalie toda a instalação e identifique o que está errado. Se você não conseguir encontrar, entre em contato com a loja que você comprou o ar condicionado.

como instalar ar condicionado

Aprendeu como instalar o ar condicionado? Nós do LSI –  Lojas Santa Ifigênia recomendamos que você só faça a instalação sozinho se já tiver familiarização com equipamentos de reforma como furadeiras e ferramentas. Afinal, para que a instalação seja bem sucedida é necessário que você saiba manusear corretamente esses elementos.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe ela nos comentários e aproveite para compartilhar esse artigo!

Não esquecendo que na Santa Ifigênia você encontra inúmeros produtos de tecnologia que vão desde celulares à drones, baterias, projetores, controles (inclusive de ar condicionado) até assistência técnica. Você pode conferir as principais lojas da região no Lojas Santa Ifigênia. Acesse nosso site e encontre o portal mais completo em eletrônicos de São Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *