Logo dos hackers anonymous com seuquência de código binário - segurança digital

Segurança Digital | Conheça dicas para o Home Office da quarentena

A pandemia de COVID-19 mudou os hábitos de muita gente ao redor do mundo, que tiveram de adotar o famoso Home Office, mas com o aumento de uso doméstico da internet, também surgiu a necessidade de ficar atento às medidas de segurança digital.

Hoje, a equipe do Lojas Santa Ifigênia separou algumas dicas que te ajudarão a ter uma navegação mais segura. Além disso, iremos te explicar porque é tão importante ficar atendo à essas medidas.

Veja também: Como escolher a assistência técnica de notebook ideal? Veja nossas dicas

Como aumentar sua segurança digital

hacker membro do anonymous encarando um notebook - segurança digital

Segundo especialistas, a quarentena resultou em um aumento exponencial do consumo de dados, com isso, as pessoas também ficaram mais expostas ao ataque de invasores.

Grande parte desses ataques acontece através de links compartilhados em conjunto com notícias falsas, as infames fake news.

Atualmente, não são somente nossos dados básicos como e-mail, CPF e RG que estão em risco, afinal, os dispositivos também registram nossa localização, expondo os locais que frequentamos e arredores.

Vale também lembrar que muitas pessoas estão acostumadas a deixar salvo os números de cartões de crédito em lojas virtuais, com isso, um ataque também pode resultar em compras indevidas em seu nome.

Saiba separar o profissional do pessoal

Com o trabalho Home Office, tornou-se comum a realização de reuniões virtuais usando aplicativos como Zoom, Slack e Skype, no entanto, já foi comprovado que alguns desses aplicativos deixam os dispositivos vulneráveis ao ataque de hackers.

Uma das melhores maneiras de evitar que seus dados pessoais parem nas mãos dos invasores é usar credenciais distintas para cada tipo de atividade, dificultando a vida de quem tenta acessar suas informações.

Evite usar o mesmo e-mail e senha para tudo, pois assim, você permite que os hackers tenham acesso a tudo, caso descubram essas informações.

Não perca seus dispositivos de vista

Além da segurança digital, também devemos ficar atentos à segurança física.

Não dê bobeira e evite que outras pessoas tenham acesso aos seus dispositivos, afinal, estranhos podem acessar sites indevidos, fora a grande chance de ser furtado.

Fique de olho nas crianças

Se o computador que você usa para trabalhar é compartilhado com o restante da família, você deve ter um cuidado ainda maior, principalmente com as crianças.

Além de estarem mais suscetíveis a ameaças como cyberbullying e pedofilia, muitas vezes as crianças podem abrir links que deixam a segurança de seus dispositivos vulnerável, sendo assim, o melhor a se fazer é monitorar avidamente o que elas estão fazendo quando usam seu celular ou computador.

Use um antivírus

Ter um antivírus parece ser uma informação batida e desnecessária, no entanto, muita gente ainda insiste em navegar na internet sem nenhum tipo de proteção, ficando totalmente vulnerável a vírus e ataques de hackers.

Por mais básico que o antivírus possa ser, ele oferece uma camada extra de proteção, que pode no mínimo, te alertar ao entrar em uma página suspeita ou quando estiver sofrendo um ataque.

Instale rastreadores virtuais

Nossa última dica pode te ajudar e muito a localizar um dispositivo perdido.

Celulares mais avançados com Android e todos os dispositivos Apple contam com sistemas de rastreamento nativos, porém você pode adicionar camadas adicionais de proteção com aplicativos gratuitos como Prey e Pombo.

Através deles, você consegue encontrar seus dispositivos onde quer que estejam.

Também pode te interessar: Teclado mecânico Alloy Origins Core da HyperX chega ao mercado brasileiro

Gostou das nossas dicas de segurança digital? Deixe um comentário.

Quer fazer um upgrade em seus equipamentos para trabalhar melhor em casa? Conheça nossas seções de informática e smartphones e encontre os melhores preços do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *