COMO INSTALAR FITAS DE LED

Descubra como instalar fita de LED | Tutorial mais fácil e rápido de todos

Criada para dar um toque de charme e sofisticação à decoração de ambientes internos, a fita de led pode ser instalada em locais como a cozinha, o quarto ou o banheiro.

Usando a tecnologia de led, a fita pode ser tanto da cor branca quanto amarela e colorida, dando a atmosfera e o ambiente que você deseja construir. Mas, para criar essa aura tão desejada, é preciso instalar o equipamento.

Você sabe como fazer isso? Acha complicado? Então continue lendo esse texto. Aqui mostraremos um passo a passo para que você possa saber como instalar as fitas de led em sua casa tranquilamente.

Separe os materiais

COMO INSTALAR FITAS DE LED

Antes de instalar a fita de led é preciso ter à mão o material necessário para o processo. O indicado é providenciar uma fonte compatível com a configuração da fita, um conector do tipo P4, ferro de solda (caso você queira emendar duas fitas), chave de fenda, tesoura, alicate e fita isolante.

Veja como instalar fita de LED sem demora

Agora que você providenciou todo o equipamento, é hora de começar a instalação. Inicialmente, ligue o conector P4 à fonte, ligando também o conector à fita de LED, usando para isso uma chave de fenda.

Fique atento à polaridade. O fio vermelho deve ser ligado ao terminal positivo e o fio preto ao negativo. Não conecte muitas fitas, para não sobrecarregar o sistema elétrico. O recomendado é que não sejam conectadas mais de duas fitas.

Caso queira fazer algo maior, conecte um novo ponto de alimentação a cada 10 metros, para que a iluminação não fique muito diferente. Use o ferro de solda para emendar duas fitas de LED. Depois desta etapa, você já pode ligar sua fita de LED à rede elétrica.

Importante: Só faça a instalação se você tiver alguma experiência com elétrica e instalações em geral.

Aplicando a fita a uma superfície

COMO INSTALAR FITAS DE LED

Agora que todo o seu circuito está funcionando, é hora de aplicar a fita LED a uma superfície. Para isso, é necessário primeiro limpar a área onde a fita será instalada.

Passe um pano úmido, para tirar todo o pó e espere secar. Depois de seco, meça e corte a fita, caso seja necessário. A fita de LED tem pontos de corte indicados em toda sua extensão.

Não se esqueça de desligar a fita da tomada antes de fazer os cortes. Para cortar com segurança, basta olhar seu verso. Ali, há uma fita dupla face pensada para isso. Basta que você posicione a fita no local desejado e faça o corte.

Dicas para uma excelente aplicação de fita de LED

Para que o corte e a aplicação de sua fita LED fiquem impecáveis, basta seguir algumas dicas. Uma delas é manter uma distância de 3 a 6 centímetros da parede, caso vá colar a fita LED atrás de um painel.

Essa distância é importante para que a fita possa refletir a luz, criando o ambiente certo.

Caso deseje fazer cortineiros, cole a fita no recuo, entre 3 a 5 centímetros acima do nível do gesso. Lembrando que a parte luminosa deverá ficar voltada para a parede ou para a cortina.

Por fim, escolha fitas preparadas para o ambiente externo, caso decida fazer uma decoração para esses ambientes. Esses equipamentos possuem uma camada de silicone com proteção extra, para que não sejam afetados pelos ambientes.

Todos os tipos de LED, para diferentes aplicações e locais você encontra na Santa Ifigênia pelo melhor preço. Acesse nosso portal e conheça as principais lojas especializadas em LED de São Paulo. 

E o melhor de tudo: acessando nosso portal e escolhendo a loja de sua preferência você ainda adquire um desconto exclusivo. O que está esperando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *