Amazon Echo usando o Amazon Alexa

Como Configurar TV e Eletrodomésticos na Alexa | Aprenda aqui

Cada vez mais, as pessoas estão entrando na onda de controlar seus dispositivos domésticos através de assistentes virtuais, tais como a Alexa, da Amazon.

Para esclarecer suas dúvidas quanto à configuração dessa assistente, a equipe do Lojas Santa Ifigênia preparou um guia completo, confira:

Veja também: Google Home ou Alexa | Descubra qual é o melhor

Deixando sua casa inteligente com a Alexa

O conceito de “casa inteligente” tem se tornado cada vez mais adotado pelos amantes de tecnologia, algo que se tornou ainda mais fácil graças a tecnologias como Alexa e Google Assistente, que gerenciam e controlam os dispositivos em centrais desenvolvidas pela Amazon e Google.

Há pouco tempo, a Amazon lançou versões atualizadas dos dispositivos da linha Echo e Dot, que trazem a traduções em português para a Alexa, com isso, os brasileiros conseguem integrar mais facilmente seus aparelhos com a assistente virtual.

Infelizmente, não são todos os dispositivos que são compatíveis com essa tecnologia, no entanto, algumas Smart TV já possuem conexão integrada com a Alexa, permitindo que elas sejam controladas por comandos de voz.

Considerando que a grande maioria dos aparelhos com controle remoto (ar condicionado, ventilador, etc) podem ser reconhecidos pela Alexa, é importante pesquisar antes de adquirir uma TV ou monitor, para saber se eles possuem a compatibilidade com ela.

Veja como configurar

Atualmente, as Smart TVs ou Monitor TV da Samsung são as melhores opções para essa conectividade, já que eles possuem um aplicativo próprio que se integra muito bem com a Alexa.

As TVs da LG e Sony também se preparam para a integração, mas no momento, seguem não sendo opções muito boas nesse quesito.

Primeiramente, você precisará baixar em seu smartphone o aplicativo SmartThings, que controla os dispositivos Samsung (você pode encontrá-lo no iOS ou Android).

Ao instalar o aplicativo, você terá de fazer o login com sua conta Samsung, a mesma usada na TV ou monitor.

Quando instalar o app, você terá de conectá-lo com sua TV. Tudo é bem intuitivo e ele praticamente faz o trabalho sozinho, mas você precisa estar próximo de sua TV e mantê-la ligada.

Quando já tiver conectado sua TV ao app, será a vez de integrar o SmartThings com o app da Amazon Alexa (também disponível no iOS e Android).

Tela do aplicativo Amazon Alexa

Ao abrir o Amazon ALexa, selecione o ícone com três barrinhas escrito “Mais”. Lá, procure o link escrito “skills e jogos” e clique nele.

Ao abrir essa aba, selecione o ícone de lupa no topo da tela e busque pelo app SmarThings. Quando encontrá-lo, clique no botão “ATIVAR PARA USO” e complete a conexão entre os dois aplicativos.

Pronto, sua TV ou Monitor Samsung já estão configurados e prontos para uso na Alexa, podendo ser controlados por comandos de voz como: ligar, mudar de canal, ajustar o volume e muito mais!

Para configurar outros dispositivos como luzes, ventiladores e etc, o princípio é basicamente o mesmo.

Abra o aplicativo Amazon Alexa e selecione a aba “Dispositivos“. No canto superior direito, você encontrará um sinal de +, onde pode escolher o tipo de aparelho que você quer que seja controlado pela assistente.

Obviamente, os dispositivos devem suportar tal tecnologia, tal como a linha de lâmpadas Phillips Hue.

Também pode te interessar: Alexa Amazon | Surpreenda-se com tudo que ela pode fazer na sua casa!

Agora que você já sabe como é fácil adicionar dispositivos na Alexa, visite nossas lojas e encontre Amazon Echo e Amazon Dot com os menores preços do mercado!